decoração caipira,

Festa Junina: Ideias de Decoração e História

festa-junina-ideias-de-decoracao-e-historia-capa

Hoje vamos falar de uma festa que o povo ama, que tem muita coisa boa pra comer, muita dança e muita alegria, a festa junina, e para organiza-la precisa prestar muita a atenção aos detalhes, mas não se preocupe, pois como você vê todo ano é muito simples organizar essa comemoração por que a decoração é simples, por isso vamos ver algumas dicas para você deixar sua festa junina linda, mas antes vamos saber um pouquinho da história dessa que é uma das festividades mais amada pelo nosso povo.

Acredita-se que quem trouxe essa comemoração para o Brasil foram os portugueses na colonização, porém a história da festa junina é mais antiga, na época dos germânicos e romanos, pois eles comemoravam com rituais e homenagens a deuses responsáveis a fertilidade da terra e boa colheita que aconteciam do verão para o inverno que no mês de Junho, porém com a cristianização essa comemoração passou a vincular-se a Igreja Católica substituindo os deuses pagãos pelos santos, sendo eles: Santo Antônio, São João e São Pedro.

No Brasil a região que mais aderiu a essa festa foi o Nordeste, tornando uma comemoração que dura o mês todo por lá, com muita comida, quadrilha e concursos de dança, além das características europeias também foram misturadas elementos da nossa cultura do interior e do sertanejo, formando essa festa tão gostosa, e como é comemorada em Junho que é um mês frio, foram introduzidas fogueiras enormes para aquecer o povo ao redor, além de tudo isso para incrementar a comemoração foram introduzidas brincadeiras que as pessoas gostaram tanto que permanecem até hoje. Como tudo em nosso Brasil a Festa Junina também é um misto de culturas e tradições, o que deixa tudo mais gostoso e aberto para todos.

Essa foi uma história bem resumida da origem da Festa Junina, espero que tenham gostado da informação, agora vamos focar nas decorações que são umas das principais atrações de uma boa festa junina, com elementos típicos da época, comidas tradicionais e muita música boa.

festa-junina-ideias-de-decoracao-e-historia-bandeirinhas-e-baloes

Quando você pensa em festa junina, qual a primeira coisa que vem a cabeça? Bandeirinhas? Palhas? Roupa Xadrez? Sim, são muitas as opções, por isso invista nessas características e matérias, muitas das decorações juninas são muito simples de fazer, a bandeirinha, por exemplo, não tem segredo algum, elas geralmente são feitas com papeis de seda, porém você pode usar o que estiver em mãos, até tecido fica bom, barbantes para pendurar e pronto, esse item tão presentes nas festas já esta pronto, também tem os balões que são um pouco mais difíceis de fazer, porém dão um charme a mais na sua festa e deixa lindo, só não vale soltar no céu hein?

festa-junina-ideias-de-decoracao-e-historia-cone-de-pipoca

Pipocas e amendoins não podem faltar de jeito nenhum em sua festa, e qual melhor lugar para por do que em cones de papel? Outro item que é muito fácil de fazer, só enrolar um papel no formato e prender com adesivo, agora é só encher com pipocas, amendoins e alguns docinhos típicos e fazer a alegria dos seus convidados, super fácil e baratinho gente.

festa-junina-ideias-de-decoracao-e-historia-chapeu-de-palha

Outra característica da festa são os chapéus de palha, que além de serem usados nas cabeças dos festeiros, podem ser usados como decoração e até recipientes para colocar doces e comidas, como vemos na imagem, ele foi usado para decorar a mesa com muitos doces dentro, e na outra vemos que foram usados para decorar a parede da mesa principal e que darão ótimas fotos com seus convidados, outras opções é decorar o chão na frente da mesa com vasos de flores dentro deles, decorações que aparentemente são simples, mas que deixarão sua festa com cara de festa Junina.

festa-junina-ideias-de-decoracao-e-historia-bolo-de-pacoca-e-bolo-de-pipoca

Decorar o bolo com farelo de paçoca também é uma ótima dica, ou com pipoca também, o bolo entra no clima da comemoração e ainda fica com um gosto a mais, use a criatividade para decora-lo de forma mais econômica, pois essa festa é simples, não tem nada de sofisticado nela e isso que é bom, pois você pode se divertir a vontade, outra coisa que foi usado no bolo que ficou legal, foi às bandeirinhas que estão amarradas em palitinhos dando um charminho a mais.

festa-junina-ideias-de-decoracao-e-historia-fogueira-artificial-falsa

E se você não quiser acender uma fogueira, talvez por falta de espaço, faça um artificial, com pedaços de madeiras e papeis celofanes vermelhos, amarelo e laranja, e uma lâmpada para dar luz a sua fogueira, ou você pode usar rolos de papel alumínio que são maiores, pintar de marrom e usar os mesmos papeis e lâmpada para dar o efeito de fogo, fica muito linda essa fogueira e não corre riscos de queimadura.

São tantas as características para ser usada na decoração, à festa junina é tão rica e cheia de elementos que você pode criar muitas coisas e deixa-la linda e criativa, se deixe levar pelo espirito junino e crie lindas decorações para sua festa.


 Veja mais coisinhas para sua festa e casa em nossos sites abaixo:


Você pode gostar também

0 comentários: