decoração de páscoa,

Páscoa e seus significados




significado-da-pascoa-simbolos-e-lembrancinhas

Quando se fala em páscoa costumamos pensar só em chocolates e coelhos, mas todos sabemos que o significado é bem mais que isso, é um momento de reflexão para todos, para os cristãos o significado é bem mais profundo, é onde lembramos da ressurreição de Cristo, de seu sofrimento e sua vitória. Infelizmente hoje perdemos o costume de pensar e comemorar os verdadeiros motivos da festa de certas datas e comemorações que são tão importantes e antigas, hoje viraram datas comercias, onde visamos os doces e presentes e esquecemos o verdadeiro sentido da comemoração.

Qual o significado do termo Páscoa e seu significado para os judeus?


pascoa-e-seu-real-significado

Essa palavra vem do hebraico pesah que foi traduzida para o grego Paskha, que significa passagem. A finalidade da páscoa no antigo testamento é comemorar a passagem de Deus na terra quando libertou o povo de Israel do Egito e é isso que os judeus comemoram a libertação da escravidão, porém antes disso era uma celebração de inicio de primavera pra comemoração do inicio do mês da colheita da cevada, onde faziam pão sem fermento e adaptaram e eles adaptaram para celebrar a páscoa, e no novo testamento é passagem de Jesus da morte para vida, e esse é o significado hoje para os cristãos, a ressurreição de Jesus, a ressurreição para a vida plena, para vida eterna.
E mesmo com esses significados, deixamos passar em branco essa data, pensamos mais nos chocolates e presentes, do que no verdadeiro significado.


Qual a data certa da Páscoa?

A Páscoa é uma data móvel, ou seja, ela não tem uma data definida podendo ser comemorada entre os dias 22 de março a 25 de abril. 

Os símbolos da Páscoa

Primeiro vem os símbolos seculares como o mais conhecido da páscoa que é o coelho, por que antigamente acreditava-se que o coelho representava a fertilidade e o ressurgimento da vida e depois vem o ovo que representa o começo da vida. 
Depois os religiosos, que são o cordeiro, que é um dos mais antigos, que representa a aliança que Deus fez com seu povo no antigo testamento, também tem o peixe que significa vida e era um símbolo que representava os apóstolos que eram pescadores, outro símbolo são os ramos da palmeira que é um sinal de boas vindas a Cristo.

O que dá de lembrancinha de Páscoa?


ovo-de-pascoa-e-seu-significado

Bom, agora vem à parte que a maioria das pessoas gosta lembrancinhas.
Ovos de chocolate, por que afinal, quem não gosta de um bom chocolate trufado, granulado, aerado ou recheado?
Você pode dar também cestas personalizadas de chocolates com enfeites relacionados à data, centros de mesa com esse tema, a verdade é que não tem muitas possibilidades, por que o pessoal gosta mesmo é de ganhar ovos de chocolates.



Espero que tenham gostado desse pequeno resumo da historia da páscoa, e que vocês possam refletir sobre o significado, mesmo que você tem religião diferente ou não tenha nenhuma, mas reflita sobre o significado da palavra sacrifício, o que é você se sacrificar por alguém você ama ou por pessoas que ás vezes nem gosta de você.

Até mais!



Dê uma olhadinha em nossos sites abaixo:

Você pode gostar também

0 comentários: